Nova era do transporte no DF

BRT, mais eficiente e mais barato que o Metrô.
A  população do Distrito Federal, após 53 anos e uma grande batalha jurídica, comemora o início do processo de renovação da frota de ônibus. E o resultado da primeira licitação do transporte coletivo da história da capital já se vê nas ruas. Começaram a circular os primeiros novos ônibus operados pela Expresso São José, que saíram cedo do terminal rodoviário da Estrutural, com aprovação dos usuários, e seguiram em viagem especial na companhia do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli.
A diarista Maria Teresa Cruz, 26 anos, disse que nunca imaginou um dia ver tantos ônibus novos em sua cidade e que agora o trajeto de casa para o trabalho será mais prazeroso. “Disseram que eles iriam chegar hoje na cidade e não acreditei. Mas aí está a prova. Vou trabalhar muito mais feliz”, afirmou Cruz.
Os moradores da Estrutural agora podem contar com 50 ônibus – 39 efetivos e 11 reservas – e em até 120 dias a Expresso São José colocará 576 carros nas ruas, renovação da frota que foi comemorada pelo governador Agnelo Queiroz, que fez um dos trajetos do veículo na cidade.
“Essa é a concretização de um sonho. A próxima cidade que receberá os próximos ônibus será Brazlândia e, na medida em que as empresas forem recebendo os veículos, vamos entregá-los à população”, garantiu o governador.
Durante a disputa da Copa do Mundo FIFA 2014, os torcedores e turistas que vierem ao DF para acompanhar um dos sete jogos que serão disputados no Estádio Mané Garrincha poderão utilizar a mais moderna e sustentável frota de ônibus do país. A completa renovação do transporte coletivo está prevista para ser concluída até dezembro deste ano.
Os veículos da São José virão equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas. Também terão rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados a suas necessidades.
Outras inovações são sistema de som, GPS (Sistema de Posicionamento Global, em tradução livre), além de computador de bordo que ajudará o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros. Pela primeira vez o transporte público do DF usará a tecnologia de GPS, que servirá para informar tanto o horário certo, como a localização dos ônibus.
Um contrato de R$ 544 milhões assinado entre o Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal vai garantir a construção do Expresso DF Eixo Oeste. A obra, que vai facilitar o acesso de moradores de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia ao Plano Piloto. Do total de recursos, R$ 27 milhões serão em contrapartida do governo local.
A via terá 43km de extensão e será exclusiva para os ônibus especiais do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o que reduzirá o tempo de viagem. “O BRT é uma mudança de conceito de transporte. Ele é mais barato que o metrô em sua execução, mas muito parecido com o metrô em termos de tecnologia”, explica o diretor geral do DER, Fauzi Nacfur.
As obras do Eixo Oeste serão divididas em quatro etapas. Uma delas é a construção de um túnel de 830 metros no centro de Taguatinga, que fará a ligação entre a EPTG e a saída do viaduto de Samambaia. A previsão é que o túnel seja o primeiro a ser licitado. Para atender à demanda, a EPTG e a EPIG serão revitalizadas e contarão com mais quatro faixas de rolamento, uma exclusiva para ônibus.
A conclusão da obra do Expresso DF está prevista para o início de 2014, antes da Copa do Mundo, que terá sete jogos em Brasília. “As obras do BRT Sul estão num ritmo muito acelerado, inclusive com uma estação praticamente pronta, na altura do Park Way, afirma o diretor geral do DER. 

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